14/09/2021 às 06h09

As 5 características de uma loteadora de sucesso

Construtor de Vendas Marketing
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Fazer sucesso é muito mais que gerar lucro. É também conseguir criar um organismo empresarial que se mantém estável com o passar do tempo e possui reconhecimento no setor onde se insere. Para o setor imobiliário, as coisas não são muito diferentes, e é por isso que precisamos conhecer as características de uma loteadora de sucesso.  
 
Muito longe de perderem a relevância, as loteadoras mostram a cada dia seu poder de renovação. Buscando sempre as melhores soluções e ressignificando seus processos, elas comprovam que estão no mercado imobiliário para fazer história.  
 
No entanto, para se tornar uma loteadora de sucesso, você precisa seguir alguns passos. Através deles, sua empresa se mantém atualizada, moderna e fiel aos seus clientes. Mas, acredite, esses são passos simples que você pode implementar com facilidade! 
 
Então, vamos começar? Toda loteadora de sucesso... 
 

1. Realiza estudos de viabilidade 


 
O estudo de viabilidade é o medidor que analisa se o seu investimento empresarial será ou não lucrativo para sua loteadora. Por meio dele, é possível descobrir oportunidades e eventuais problemas com o terreno escolhido.  
 
Antes de colocar seu estudo de viabilidade em prática, o ideal é que você realize uma boa inspeção do terreno. Assim, você estará garantindo os melhores terrenos para sua loteadora, e, consequentemente, um ótimo resultado no seu estudo de viabilidade.  
 
Em resumo, são necessárias quatro etapas para concluir seu processo de estudo de viabilidade. São eles: projeção de custos, projeção de receita, projeção de fluxo de caixa e, finalmente, estudo de indicadores. Vamos entender melhor cada um desses pontos? 
 

Projeção de custos 

A projeção de custos diz respeito à mensuração dos investimentos que serão realizados no seu projeto. Dessa forma, tudo aquilo considerado um gasto, investimento ou despesa deve ser colocado na projeção de custos da sua loteadora.  
 
Variantes como o aluguel de maquinário, gastos com marketing e divulgação e mão de obra precisam ser considerados numa projeção de custos. Assim, você tem a grande parte das suas despesas anotada e, então, consegue prever tudo o que será dispendido.  
 

Projeção de receita 

Este é o momento de inspecionar sua probabilidade de gerar lucros. Ou seja, se a projeção de custos te indica uma previsão de gastos totais, a projeção do caixa apresenta dados sobre o ganho de dinheiro possível para sua empresa.  
 
Para realizar sua projeção de receita, você deve conhecer bem o mercado imobiliário e o segmento no qual deseja se inserir. Por isso, sempre busque se atualizar sobre novos assuntos e permanecer bem antenado.  
 

Projeção de fluxo de caixa 

Fluxo de caixa é, resumidamente, a quantidade de dinheiro que viaja entrando e saindo do seu caixa. Ou seja, são suas despesas e seus ganhos condensados num único material. Através dele, você pressupõe qual será sua margem de lucro bruto.  
 

Estudo de indicadores 

Uma vez realizadas todas as projeções necessárias, é chegada a hora de estudar os indicadores do mercado. Muitos são os indicadores existentes no mercado imobiliário, mas alguns recebem mais destaque, como o famoso VPL, ou Valor Presente Líquido.  
 
Esteja atento aos principais indicadores da sua empresa. Eles podem apontar para oportunidades, erros e possibilidades de melhora dentro do seu processo interno. Portanto, não os deixe passar em branco! 
 

2. Cria boas campanhas de lançamento 

Com seu estudo de viabilidade, você já tem em mãos as informações necessárias para a compra do terreno. Então, é hora de anunciá-lo para o público e assegurar o tão sonhado retorno financeiro. É agora que o Marketing Digital pode te ajudar! 
 
Com o Marketing Digital, sua loteadora pode se impor no universo da internet como uma empresa de alto valor simbólico. Para tanto, você deve produzir bons conteúdos, ter uma forte presença nas redes digitais e sempre trazer informações de interesse para o público. 
 
Porém, além disso, você também deve garantir sua autoridade presencial. Por isso, se possível, aposte também nas divulgações mais tradicionais como rádio, outdoor, panfletos e outros.  
 
No lançamento, proponha aos seus prospects uma experiência de qualidade. Tenha profissionais disponíveis para tirar dúvidas e esteja de olho para pessoas que queiram fechar negócios! Não deixe nenhuma oportunidade passar no ponto de venda, pois esse é um momento crucial para a compra do cliente. 
 

3. Estabelece um bom relacionamento com o cliente

Se você acha que só empresas como Facebook e Netflix criam um relacionamento com o cliente, está muito errado. A verdade é que empresas de qualquer porte podem e devem se comunicar com o lead e buscar criar um relacionamento de confiança com ele.  
 
O consumidor atual, também chamado de consumidor 4.0, é aquele que navega na internet e, por ser muito informado, exige o melhor atendimento possível. Então é imprescindível que você tente ganhar sua atenção e, por fim, sua amizade.  
 
Para criar um bom relacionamento com seus clientes, você pode apostar em diversas abordagens. Algumas delas são: 
 

  • Criação de um site para informar o potencial cliente sobre sua loteadora 
  • Criação de um blog para divulgar conteúdos de interesse do público 
  • Presença forte em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram 
  • Respostas rápidas a quaisquer tentativas de contato do público 
  • Uma rede de atendimento para leads interessados 
  • Acompanhamento do Funil de Vendas (confira o tópico 5 para saber mais!) 

 

4. Aposta na tecnologia como impulsionadora 

Não adianta correr, a tecnologia está por toda parte. E isso também é uma realidade para o segmento de loteadoras não apenas no Brasil, como também mundo a fora. Dados do Secovi (2020) divulgados pelo Diário do Comércio apontam para a adaptação digital de 58% das loteadoras consultadas à época. 
 
Sendo assim, entendemos que a digitalização não veio para o mercado como uma moda, mas como uma necessidade básica de sobrevivência de empresas. Portanto, você não pode se dar ao luxo de ficar para trás: é importante que entenda a tecnologia como impulsionadora de processos e, assim, busque novas formas de implementá-la. 
 

5. Pratica uma gestão completa de seus processos 

Chegamos à última e mais importante característica de uma loteadora de sucesso: a utilização das plataformas de gestão. Pois é, essa é uma realidade que já vem sendo implementada por todo o mercado imobiliário, e você não deve deixar sua empresa de fora. 
 
Uma gestão completa do seu processo comercial te permite entender toda a jornada de consumo do seu cliente e apostar nas melhores soluções comerciais. E isso pode ser facilmente atingido através do uso de plataformas de gestão como o CRM.  
 
CRM, ou Customer Relationship Management, é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que possibilita uma visualização mais ampla dos seus sistemas comercial e de marketing. Dessa maneira, o CRM integra as duas áreas, otimizando a implementação de estratégias de marketing e venda mais assertivas.  
 
Por meio de um CRM como o CV – Construtor de Vendas, você garante:
 

  • Pré-venda de qualidade: com o CV, você possui um processo de pré-venda descomplicado e tranquilo. Na plataforma, você pode ter acesso ao perfil de cada um de seus leads, com histórico de ações e grau de interesse. 
  • Vendas eficientes: agora, seus leads mais qualificados com certeza vão chegar até sua equipe de vendas. O CV possibilita uma maior sinergia entre diferentes times e uma comunicação eficiente, o que culmina numa passagem de bastão assertiva. 
  • Pós-venda otimizado: está achando que a venda acaba com a assinatura dos contratos? Não mesmo! O CV te entrega em mãos um pós-venda eficiente, completo e repleto de soluções em relacionamento com o cliente.  
  • Gestão 360: Gestão completa é a especialidade do CV. O CRM mais completo do mercado imobiliário te oferece gerenciamento total de processos e uma visualização otimizada de cada um dos seus esforços em gestão. 
  • Ecossistema de tecnologias: As integrações são uma base forte para o mercado imobiliário. Por isso, o CV propõe mais de 30 integrações com as plataformas mais eficientes em marketing, ERP, telefonia, análise de crédito e muito mais.  

 
Não bastassem todos esses benefícios, um bom CRM também te permite o acompanhamento do Funil de Vendas. Essa estratégia é primordial para entender seus leads, qualificá-los melhor e estabelecer um bom relacionamento com eles.  
 
Sendo assim, com o Funil de Vendas, você acompanha seus leads do momento da descoberta até o fechamento da compra. Tudo isso com facilidade, muita integração e tecnologia para seus processos.  
 

E você, está esperando o que para se tornar uma loteadora de sucesso? 


 
Hoje, você pôde aprender muito mais sobre as características de uma loteadora de sucesso. Agora, você consegue aplicar novas dicas na sua própria gestão e buscar o aprimoramento de oportunidades visíveis. Não se esqueça de sempre pesquisar sobre o assunto e se manter atualizado sobre o que há de mais novo no mercado.  
 
Assim, você proporciona muito mais conhecimento para si e novas possibilidades de crescimento orgânico para sua loteadora. Legal, não é verdade? 
 
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Você já conhece o CV?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.   
 
Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!      
 
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