17/08/2021 às 06h08

Quais as diferenças entre CRM e ERP para sua incorporadora?

Construtor de Vendas Marketing
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Num mundo onde as novidades surgem a cada momento, pode ser difícil ficar antenado em todas elas. Existem sempre novas tecnologias surgindo, nomenclaturas diferenciadas e processos inovadores. Da mesma forma acontece com o mercado imobiliário e suas ferramentas. Mas, afinal, dentre elas, quais são as diferenças entre CRM e ERP, as duas queridinhas da construção?

  

A verdade é que ambas as plataformas vêm ganhando o mundo com suas funcionalidades e diferenciais. Inegavelmente, elas são uma mão na roda para os profissionais da área. Todavia, é importante que saibamos a diferença entre essas duas ferramentas incríveis.

   

Cada uma tem seu potencial e singularidade. E, assim, podem alavancar os processos internos da sua incorporadora. Desde que, claro, sejam utilizadas com consciência. Para isso, é preciso preparo e estudo. 

  

Portanto, queremos te ajudar a entender mais sobre essas duas siglas que tanto se confundem no mercado. Afinal de contas, quais são as diferenças entre CRM e ERP?

  

É isso que você descobrirá agora!

O que é o CRM? 

CRM, ou Customer Relationship Management, é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente. Ainda assim, suas funcionalidades vão muito além de uma manutenção de contato. Com ele, você garante uma visão ampliada dos processos da sua incorporadora. Dessa maneira, consegue gerenciar os mais diversos afazeres.

  

O mercado imobiliário avançou em suas necessidades e desejos. Portanto, também aumentaram as possibilidades trazidas até ele. Hoje, as ferramentas são muitas e os benefícios, incontáveis. E, certamente, o CRM é um dos motivos para tanto avanço.

  

Além disso, o CRM foi uma revolução interna. Nascido a partir do Rolodex, ele cresceu e tomou forma. Atualmente, destaca-se pela amplitude de funções e benefícios para qualquer mercado. Dentre eles, o mercado imobiliário.

Quais as garantias do CRM?  

Ao passo que o CRM revoluciona o setor da construção, ele também traz funcionalidades imensas para as empresas que o adotam. Agora, é sobre cada uma delas que falaremos neste artigo. Acompanhe! 

 

Gestão completa do funil de vendas  

Primeiramente, por meio do CRM, sua incorporadora pode ter acesso completo ao funil de vendas. Ou seja, ela pode perceber a entrada de novos leads. Além disso, pode acessar suas origens, potenciais clientes que esfriaram com o tempo e também aqueles mais “quentes”. Estes últimos são os qualificados para a compra.

   

Em segundo lugar, a gestão do funil também possibilita a visualização de oportunidades. Sejam elas de venda, de marketing, de atendimento ou até nutrição básica de clientes. Um bom CRM pode te dar um panorama total dos seus processos internos.  

Acompanhamento total do lead  

Você sabe como seu lead chegou até sua empresa? E os passos que ele tem tomado desde então?

   

Pois é, com o CRM você é capaz de descobrir tudo isso. Informações importantes e dados essenciais são automaticamente dispostos na linha do tempo do lead. Dessa forma, você consegue saber quais conteúdos seus ele mais consome. Não apenas isso, mas sabe também se ele está avançando no funil de vendas e muito mais.

  

Além disso, ao acompanhar o lead, você descobre mais sobre sua base de clientes. Suas preferências, seus horários de maior engajamento e seu perfil. De tal maneira, essas são coisas que sua equipe domina quando realiza um acompanhamento total do lead através do CRM.

Espelho de vendas/Mapa de disponibilidade  

Sua equipe de vendas já passou pelo vexatório acontecimento de realizar uma reserva duplicada? A verdade é que explicar ao cliente uma situação como essa pode ser incrivelmente embaraçoso.

  

O CRM acaba com essas preocupações, apresentando um espelho de vendas. Com ele, você dispõe de um mapa de disponibilidade de empreendimentos em tempo real. Agora, não é mais preciso cruzar os dedos e contar com a sorte. A tecnologia está ao seu lado, e ela tem um nome: CRM.  

Workflow automatizado  

Fluxo de trabalho é uma rotina. Sendo assim, deve ser seguida de maneira contínua. Dessa forma, ele pode assegurar a padronização de processos e prever resultados. No entanto, esse fluxo de trabalho, ou workflow, também deve ser personalizado de acordo com a empresa.

   

Afinal, cada um tem sua rotina, não é mesmo?

  

Com o CRM, você pode personalizar quaisquer que sejam seus workflows. Não só de vendas, como também de repasse, atendimento ou pós-venda. Todos os seus fluxogramas podem e devem ter a cara da sua empresa. Existe coisa melhor?  

O que é o ERP?

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um sistema que integra informações e processos voltados para o setor financeiro de uma organização. ERP pode ser traduzido como Planejamento de Recursos Corporativos. Como o nome sugere, ele busca gerir os processos financeiros gerais de uma organização de forma integrativa.

  

Assim como o CRM, o grande objetivo do ERP é gerar uma gestão empresarial capacitada. Ou seja, sua finalidade é criar um organismo mais coeso e, logicamente, assertivo. Todavia, a diferenças entre CRM e ERP acontecem no âmbito das prioridades

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Ao passo que o CRM tem uma visão mais ampla sobre pessoas, clientes e jornada comercial, o ERP foca seus esforços na gestão financeira, compras, controle de estoque e muito mais.

Quais as garantias do ERP?  

É provável que você esteja achando que só o CRM traz resultados. Mas é aí que você se engana! O ERP tem uma gama de benefícios para sua empresa também. Por exemplo, com seu gerenciamento financeiro eficiente e completo, você consegue atingir resultados incríveis numa única plataforma. 

 

Conheça mais sobre as garantias do ERP!

Monitoramento de estoque  

Por meio de um ERP de qualidade, é possível ter total noção sobre seu estoque e inventário. Além de tudo, a solução descomplica o processamento de produtos e serviços. Assim, automatiza funções que permitem com que os estoques sejam avaliados em tempo real.

   

Em virtude disso, tempo, dinheiro e recursos humanos são poupados de uma forma incrível.   

Acompanhamento de pedidos  

Estar por dentro de tudo o que acontece na sua incorporadora é complicado. Mas, acredite, um ERP pode impulsionar sobremaneira os processos burocráticos internos. O acompanhamento de pedidos, por exemplo, é um deles.

   

Com o ERP, em resumo, suas equipes conseguem analisar a condução de serviços e produtos de forma muito mais eficiente. E tudo isso em tempo real! Com a finalidade de agilizar processos e diminuir extravios, o ERP permite que seus times tenham total controle sobre as entradas e saídas de material.   

Aumento da produtividade  

Com a integração proporcionada por um sistema de ERP, sua empresa tem a possibilidade de ir além em suas entregas. Sendo assim, isso gera maior produtividade e capacidade de agilizar tarefas. Afinal de contas, atividades integradas e bem elaboradas são o foco de qualquer incorporadora que deseja crescer. 

 

Consequentemente, suas equipes se tornam muito mais motivadas e produtivas para trabalhar.   

Gestão diária otimizada  

Gerir um time pode ser extremamente complicado, especialmente em momentos de trabalho remoto. Mas, ainda na gestão presencial, empecilhos existem. E o ERP nasce para lidar com esses exatos problemas.

   

Por isso, através do controle total de recursos e processos humanos, o ERP te permite ter uma gestão muito mais digitalizada e focada em resultados. Além disso, suas métricas possibilitam um olhar mais amplo sobre o ambiente interno. Finalmente, elas te auxiliam a entender oportunidades e falhas de comunicação.

Diferenças entre CRM e ERP: elas podem trabalhar juntas?

Como pudemos perceber agora, as diferenças entre CRM e ERP são percebíveis, mas isso não quer dizer que elas não possam trabalhar juntas. Muito pelo contrário!

  

Enquanto o ERP cuida dos aspectos de gestão financeira e pessoal dentro de uma empresa, o CRM ataca na jornada de vendas. Sendo assim, podemos dizer que o ERP atua da incorporadora para dentro, ao passo que o CRM trabalha da incorporadora para fora. 

 

Assim ficou fácil de entender, não é mesmo? Mas talvez, mesmo depois das diferenças apontadas, tenha dúvidas: qual, afinal, é a melhor plataforma para ter dentro da minha organização? 

 

A resposta é: as duas. Com o Construtor de Vendas, sua empresa pode realizar integrações com os melhores ERPs do mercado imobiliário: Sienge, TOTVS, Mega, UAU, INFORMAKON e muitas outras!

  

E então, está esperando o que para unir as duas ferramentas que revolucionarão seu processo comercial? A hora é agora, estamos te aguardando para solicitar sua demonstração.

Você conhece o Construtor de Vendas?  

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.

   

Além disso, contamos com um Portal do Cliente whitelabel e cem por cento amigável para que sua empresa não tenha medo de mostrar a cara no mercado!

  

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