10/06/2021 às 05h06

Produtividade no mercado imobiliário: aumente a performance da sua equipe

Construtor de Vendas Marketing
Compartilhar:

Que gestor não sonha em ter a equipe perfeita? Aquela que produz regularmente, não se deixa abater pela realidade do mercado e apresenta resultados satisfatórios independente de qualquer coisa.

 

Mas a realidade é que equipes são formadas por pessoas. E nós apresentamos altos e baixos, dias bons e ruins. Além disso, são muitas as variáveis que influenciam no nosso processo de trabalho. Nem sempre estaremos bem e, sobretudo, nem sempre teremos tempo para cumprir com todas as nossas demandas. 24 horas parecem pouco para todos os sonhos que queremos alcançar.

  

Por isso, é essencial que você, gestor, tenha em mãos as ferramentas necessárias para inspirar e motivar os times da sua incorporadora. Ao trabalhar com pessoas, você precisa entendê-las e buscar otimizar ao máximo sua performance. Afinal, o que nós buscamos num profissional é satisfação ao vestir a camisa da empresa, não é mesmo?

 

Hoje, ensinaremos a você os principais meios de estimular a produtividade de sua equipe e impulsionar os resultados da sua incorporadora. Vamos lá? 

Produção vs. Produtividade

Essas palavrinhas parecidas podem confundir muita gente, mas cuidado ao associar produção à produtividade. Elas têm menos em comum do que estamos acostumados a pensar.

 

Produção nada mais é do que o produto resultante de certo período de trabalho. Dessa forma, a produção se preocupa unicamente com o resultado quantitativo ao fim do expediente.

  

Enquanto isso, a produtividade relaciona a produção ao bem-estar das pessoas envolvidas. Ela tem a ver com o quanto uma equipe consegue produzir mantendo a motivação e proatividade dentro de uma organização e a qualidade do serviço prestado. Ou seja, a produtividade é uma demanda muito mais humanizada e pessoal, que atua com aspectos qualitativos.

 

Portanto, não confunda as duas variáveis: produção é uma coisa boa, mas é muito mais importante se preocupar com a produtividade de um time. É ela quem te permite alavancar resultados mantendo a funcionalidade das equipes. 

Quatro pilares da produtividade

Como qualquer outro benefício do ambiente de trabalho, a produtividade também depende de fatores fixos, constantes, que precisam estar em plena harmonia para garantir a eficácia de um time. Esses fatores são:

 

  • Processos: os processos internos de uma incorporadora devem estar bem definidos. Cada equipe deve exercer um papel relevante e cada um desses setores deve se comunicar com o todo empresarial.
  • Gestão: se cada equipe é responsável por uma tarefa dentro da incorporadora, é essencial que exista gestão presente e bem estabelecida nessa equipe. A gestão guia o funcionamento de atividades e estabelece um líder dentro de cada time.
  • Pessoas: a produtividade depende da habilitação de capacidades individuais, sociais e conjuntas. Ou seja, as pessoas envolvidas nos processos internos devem estar em sua melhor performance.
  • Tecnologia: essencial para a realização dos três primeiros pilares, a tecnologia é a melhor amiga da produtividade. Com ela, equipes conseguem diminuir retrabalho e acelerar a conclusão de demandas.
      

Esses quatro pilares guiarão todas as formas de aumentar a produtividade de uma incorporadora. Não importa o que você busque fazer para impulsionar os resultados na empresa, ao menos um desses quatro pilares estará sendo trabalhado. 

Como aumentar a produtividade de sua equipe 

Conhecer os quatro pilares da produtividade é essencial para entendermos cada uma das dicas que veremos a seguir. Afinal, algum desses pilares estará envolvido nos tópicos adiante e precisará ser otimizado e bem desenvolvido para que você consiga motivar sua equipe e aumentar sua produtividade de forma orgânica e muito, mas muito assertiva.

  

Agora, vamos entender o que é necessário para incentivar a produtividade interna. Está curioso? Acompanhe com a gente!

Organização é a chave 

Organizar está relacionado ao pilar de processos.

  

Isso significa que seus processos internos devem estar bem organizados. Os documentos da empresa precisam ser acessíveis e, mais que qualquer coisa, bem armazenados. Além disso, os fazeres internos da empresa também precisam de organização: reuniões devem acontecer em horários fixos, prazos devem estar bem delimitados e ser visualizáveis para todos.

  

A organização traz muitos benefícios para a produtividade de uma equipe. Ela pode diminuir sobremaneira o retrabalho, extravio e perda de documentos importantes. Além disso, a organização empresarial passa uma sensação de segurança e profissionalismo para os funcionários. Assim, eles trabalham com mais paciência e cautela, buscando manter o padrão da empresa.

Metas devem ser bem definidas 

Saber criar boas metas é papel do gestor, pilar importante da produtividade.

 

Metas e objetivos são muito importantes no aumento da produtividade de uma equipe. Através dela, um time consegue visualizar prazos e ter uma noção de crescimento que impulsiona o trabalho cada vez mais. Além disso, criar metas é construir passo a passo um futuro empresarial, e o colaborador sabe bem disso.

  

Com ela, você consegue ver tudo o que já foi alcançado, bem como todas as oportunidades de melhoria ainda não abraçadas. Dessa forma, é mais fácil ter um entendimento palpável dos processos internos e saber criar estratégias para atingir novos patamares.

Sem tecnologia sua empresa não existe 

A tecnologia, por si só, é um pilar da produtividade. Isso reflete o quão importante ela é para a construção de uma equipe proativa no século XXI.

  

Boas ferramentas constroem uma empresa. Além de acelerarem tarefas e serem um grande auxílio à produção humana, elas dão requinte a uma incorporadora e a situam no campo da modernidade, o que conta muito tanto internamente quanto externamente. Por isso, aposte nas plataformas mais necessárias para o setor.

 

Uma delas é o CRM, ou Customer Relationship Management. Software de gestão 360, o CRM te permite auxiliar equipes na captação e qualificação de leads, no processo de vendas e também nos esforços pós-venda. Todas as suas equipes recebem um subsídio tecnológico para ter uma melhor atuação no mercado imobiliário e crescer gradualmente.

Autonomia é necessário 

Falar sobre autonomia é falar sobre pessoas. E pessoas precisam se sentir livres para produzir da melhor forma.

  

Claro, sua equipe precisa de gestão, isso é essencial para qualquer empresa. Contudo, é importante que seus colaboradores também possuam voz ativa dentro da organização. Seus profissionais têm boas ideias e novas formas de inovar, tudo o que eles precisam é de confiança e autonomia para trabalhar.

  

Por isso, seja flexível com seu corpo de funcionários. Permita que seus colaboradores contribuam com novas propostas e sejam ouvidos pelo restante da equipe.

Capacitação de equipes: uma necessidade latente 

Outra vertente do pilar de pessoas na busca por produtividade de vendas é a capacitação de equipes.

  

A verdade é que, para que um organismo funcione bem, todos os seus componentes devem estar em acordo, e devem dominar cada um de seus processos. E a história não é diferente dentro de uma empresa. As pessoas por ela responsáveis devem se comunicar bem e estar capacitadas para o que der e vier.

 

Portanto, é interessante apostar em cursos de capacitação e qualificações em equipe para seu corpo de funcionários. Desse modo, eles aprenderão a trabalhar melhor em equipe e estarão por dentro dos principais processos internos. Isso pode ser um diferencial imenso para sua empresa, visto que é uma coisa na qual muitas organizações acabam pecando.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um conteúdo!

 

Hoje, você pode aprender um pouco mais sobre a produtividade empresarial, seus quatro maiores pilares e as melhores formas de garantir o aumento da performance de equipes mantendo-as motivadas, proativas e interessadas. Agora, sua incorporadora tem o poder de criar novos vínculos com seus funcionários e transformá-los em profissionais cada vez mais capacitados e apaixonados pelo mercado imobiliário.

  

Nosso artigo foi útil para você? Então que tal compartilhar com seus amigos e permitir que outras pessoas tenham acesso a esse material?  

 

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua empresa na tela do computador. Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o site do CV! 

  

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.  

  

Por hoje é só, mas esperamos você em breve! 

 

Solicite Demonstração

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.