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08/01/2021 às 06h01

Régua de cobrança: o que é e como pode beneficiar sua incorporadora?

Construtor de Vendas Marketing
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Nós sabemos que ter total controle da parte financeira da sua construtora ou incorporadora não é uma tarefa fácil. Entre vários dados, números e datas é muito comum acabar ficando perdido nesse mundo de gráficos. Na área de finanças, existem inúmeras complicações e desafios, mas a verdade é que uma das piores é a inadimplência de clientes. 
 

Existem algumas medidas a serem tomadas para reduzir esses problemas: ter um maior controle na concessão de crédito, oferecer formas de cobrança adequadas e ter uma régua de cobrança eficiente. Por sua vez, essa ferramenta, como já diz o próprio nome, é o conjunto de medidas que a sua empresa toma para cobrar os seus clientes. 
 

Através dela, é possível melhorar os seus processos de cobrança e até envio de boletos para que os clientes fiquem na mesma frequência que a agência e tenham mais facilidade de pagar pelos serviços na data acordada. 
 

Desde notificações antes do vencimento da cobrança, agradecimento de pagamento e até o protesto de um título são alguns dos procedimentos que podem estar na sua estratégia. Causados pela má comunicação entre o cliente e as incorporadoras ou construtoras, problemas como o da inadimplência podem ser facilmente resolvidos através do uso de tecnologias e ferramentas, como esta régua de cobranças automáticas. A partir dela, é possível organizar todos os processos e facilitar o gerenciamento das finanças da empresa. 
 

Foi pensando em te ajudar com estes problemas que resolvemos criar esse conteúdo. A partir de agora, você verá como funciona a régua de cobrança e de que forma ela te ajudará na gestão das finanças de sua construtora ou incorporadora. Vamos lá? 

O que é régua de cobrança?

Organizando o processo de notificação de cobrança, a régua de cobrança é uma ferramenta que permite que a sua empresa organize e padronize as etapas de todo o processo, desde o primeiro contato com o cliente até a recuperação do crédito quando não é realizado o pagamento do aluguel. 
 

Através da régua, informar a proximidade de um vencimento, enviar os boletos e notificar sobre o não pagamento é simplificado e facilitado. Além disso, com a ferramenta também é possível organizar as providências pós-vencimento, como por exemplo o cancelamento de um serviço. 
 

Explicando de uma forma mais simples, é possível dizer que a régua de cobrança vai colocar em prática a estratégia de recebimento da sua empresa. De modo regular e dentro dos prazos possível, todas as etapas de contato e notificação com os clientes estarão mapeados para a execução. 
 

Assim, você pode definir, a título de exemplo, que alguns dias antes do vencimento daquele boleto deseja enviar uma mensagem lembrando ao seu cliente. De modo que, também, é possível relembrá-lo no dia do vencimento e alguns dias depois caso a fatura não seja paga. 
 

Caso o pagamento não for completado, mesmo com tudo isso, é preciso planejar quais serão os próximos passos de cobrança. Sua construtora ou incorporadora pode optar por realizar uma chamada de cobrança, suspensão do serviço e até mesmo o protesto desse título. 

Mas, afinal de contas, como a régua de cobranças pode auxiliar a reduzir a inadimplência?

Se você chegou até aqui, é possível que já esteja convicto de que a régua de cobranças é uma ferramenta que impactará diretamente na diminuição da inadimplência. Entretanto, se ainda não estiver, separamos uma lista de benefícios que o uso desta ferramenta traz, são eles: 

Prevenção de esquecimentos

Já foi falado logo acima, mas não faz mal repetir. Através da régua de cobranças é possível reduzir a inadimplência e isso se deve pela prevenção do esquecimento por parte do cliente. Entretanto, esse tipo de cobrança auxilia também na prevenção de esquecimento por parte da sua incorporadora ou construtora, além da equipe encarregada da cobrança. 
 

Se você, gestor, é o responsável por fechar as vendas, colocar o operacional para funcionar e ainda fazer as cobranças, é inevitável que alguma tarefa seja esquecida. Porém, o verdadeiro problema existente é que as tarefas esquecidas trazem um impacto na sua gestão e com a cobrança não é diferente. 
 

Caso ela não seja realizada de forma adequada e no momento correto, há chances de que a fatura em atraso não seja mais paga. Mas, agora que você está tendo contato com este conteúdo, já sabe que todos esses processos são facilmente extintos a partir da implantação da régua de cobrança automatizada, isso porque ela faz com que toda a comunicação seja feita de forma 100% automática, assim evitando erros e esquecimentos. 
 

Dessa forma, você agora poderá ter mais tempo para se dedicar exclusivamente a outras áreas essenciais da sua empresa. 

Torna a cobrança mais profissional 

Estabelecer e organizar processos já é bom, mas que tal torná-los profissionais? Através da régua de cobrança, é possível com que todo esse processo de cobrança, geralmente muito delicado, torne-se mais profissional.
 

Assim, seu cliente terá uma percepção sobre a sua empresa de forma mais profissional, pois ela acompanha até mesmo os pagamentos antecipados. A partir de processos como esses, é observável que o cliente dará mais credibilidade para você e sua construtora ou incorporadora.  

Agiliza os recebimentos

Com uma régua de cobranças bem definida, não é necessário se preocupar com, por exemplo, o reenvio de boletos. Pois, tarefas como essa podem ser programadas para acontecer junto com o envio da notificação. 
 

Assim, uma vez realizado o pagamento, é automaticamente feita a baixa no sistema, sem a precisão de nenhum processo manual. 

Como executar uma régua de cobrança?

Para que seja verdadeiramente eficaz e que, dessa forma, agilize a gestão financeira da sua empresa, a régua de cobrança precisa ser planejada com base em uma estratégia de cobrança clara. Assim, primeiramente é necessário estabelecer todas as etapas desse processo. 
 

Além de definir quando serão enviadas as notificações, é necessário determinar os meios que serão utilizados para isso e de que forma será realizada a cobrança se caso acontecer do cliente não efetuar o pagamento dentro do prazo de vencimento. Se você alimentar a régua com essas informações, ela facilitará esses processos. 

Defina os canais 

Uma das determinações essenciais para o processo de cobrança diz respeito aos canais que serão utilizados para contato com o cliente e o envio das notificações e dos boletos. Dessa forma, o objetivo aqui é ser efetivo ao enviar a informação ao locatário, seja alertando-o da proximidade da data do vencimento ou sobre o não pagamento. 
 

Se tornando a alternativa mais comum como canal de cobrança, o e-mail possibilita prover o cliente de todas as informações necessárias para que ele efetue o pagamento - prazos, valores e o próprio boleto. Dessa forma, é visível sua utilidade durante as diferentes etapas da cobrança. 
 

Graças a sua agilidade, o SMS é uma opção super útil para cobrança, mesmo possuindo características diferentes do e-mail. Sendo assim, ele pode ser aproveitado como um acessório ao primeiro contato, alertando sobre o prazo e dando sugestões ao cliente como, por exemplo, direcionando ao seu próprio correio eletrônico. 
 

Se busca uma ligação mais rápida e ágil, é possível encaminhar via SMS a linha digitável do código de barras do boleto. Isso é bom para aqueles clientes que não são muito organizados e mesmo cientes do débito, não possuem a documentação em mãos para cumprir o acordo. 
 

Telefonemas também são uma ótima alternativa, além de eficiente, pois servem para reagendar prazos e reforçar os termos de algum acordo feito previamente com o cliente.

Conclusão 

Que tal começar o ano bem, evitando inadimplências dos clientes? Foi pensando nisso que decidimos criar este super conteúdo para você, gestor de incorporadora ou construtora. A ideia aqui é potencializar ao máximo seus processos e, por isso, não poderíamos deixar de lado a parte financeira da gestão. 
 

Agora, a partir deste conteúdo, você pôde conferir mais a fundo do que se trata uma régua de cobranças e para que serve. Assim, planejar da melhor forma a sua ferramenta e tornar os processos da sua empresa mais profissionais e ágeis. Desta forma, além das suas vendas serem descomplicadas, o pagamento por elas também será. Esperamos que você tenha curtido o conteúdo e que ele tenha sido útil! 
 

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Gostou do conteúdo e quer ler mais outros como esse? Continue aqui em nosso blog, você vai ter muitas dicas e informações sobre o mercado imobiliário te esperando. 
 

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Por hoje é só, até a próxima!

 
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