14/07/2020 às 05h07

Corretores de imóveis em Home Office: vantagens e desvantagens.

Construtor de Vendas Marketing
Compartilhar:

Se você veio aqui, certamente está preocupado - ou minimamente curioso - acerca da mais procurada modalidade de trabalho no atual cenário em que vivemos: o home office. 
 

Mas eu já lhe adianto, trabalhar em casa não é algo novo. Segundo os dados da Pesquisa Home Office Brasil 2016, 37% das empresas já trabalhavam na modalidade home office e que 9 em cada 10 pessoas já sentiam que o trabalho rendia mais fora do escritório. Hoje, com as boas previsões para o mercado imobiliário, é hora de buscar novas alternativas. 
 

Com um crescimento previsto de até 20% para 2020, o mercado imobiliário pensa em estratégias para conseguir respirar em decorrência ao cenário vivido. Desta forma, é necessária uma reformulação nas novas medidas de trabalho adotadas para os corretores de imóveis.

 

A expansão do Home Office no Brasil
 

Em meio aos novos tempos, as empresas têm se adaptado às novas opções de trabalho. Com suas receitas incertas, o desafio é buscar novos métodos de trabalho, com o propósito de economizar e manter um bom rendimento de seus funcionários. 
 

A resposta em questão veio rápida e se tornou viável: Home Office. Grandes empresas adotaram, funcionários deram boas respostas e os resultados positivos são visíveis, tanto para o empregador, quanto para o empregado. 
 

Após a pandemia, o crescimento do Home Office é previsto até 30% no Brasil, segundo André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas. 
 

Segundo esses dados, é compreensível analisar que o método Home Office, no Brasil, continuará e se tornou uma boa oportunidade de investimento. No entanto, apesar de suas vantagens, também há desvantagens. Vamos falar sobre!
 
Vantagens de trabalhar em casa
 

São inúmeras as vantagens de poder trabalhar em casa. Poder escolher seu ambiente preferido para trabalhar, estar perto de quem gosta e até ter tempo para seus projetos pessoais são benefícios que só o Home Office pode lhe oferecer. 

É importante ressaltar que, apesar de todos os aspectos serem atemporais, dado o atual momento, acabam se tornando imprescindíveis. Ainda mais para corretores imobiliários. Desta forma, abordaremos, na sequência, os aspectos principais das vantagens de trabalhar sem sair de seu lar. 
 
Trabalhar no local preferido da casa
 


 

Você certamente já procurou fazer do seu local de trabalho uma lembrança de algum cômodo de casa que te faça se sentir confortável. Até porque trabalhar desconfortável não gera produtividade.
 

Em Home Office, você tem a oportunidade de estar no ambiente que te faz bem, tem o poder de escolha do que vai fazer e como vai fazer. Se não estiver afim de trabalhar em casa, tudo bem, pode ir em uma cafeteria e produzir de lá mesmo. No fim, a produtividade tende a aumentar em decorrência ao conforto do ambiente. 
 
Passar mais tempo com a família
 

Trabalhar de forma remota te proporciona vivenciar mais sua família, estar junto de quem ama. Esse aspecto acaba se tornando muito importante para pessoas que possuem filhos pois se desenvolvem com a presença dos pais em casa. Além do mais, também existe a possibilidade da existência de algum parente que precise de uma maior atenção. 
 

Estar com a família acaba se tornando um aspecto muito importante no que se refere ao desenvolvimento de um bom trabalho. 
 
Mais tempo para projetos pessoais
 

Trabalhar em casa é um facilitador de projetos pessoais. A explicação é simples: com o tempo que você gastaria, por exemplo, para pegar um ônibus ir ao escritório, agora você vai à academia. Seus projetos pessoais agora podem sair do papel, home office te permite expandir mais seus horários, deixá-los mais livres e/ou flexíveis. 
 

Por que não investir em um hobby que você tanto planejou? Agora você tem tempo! Uma pesquisa feita pela Universidade de São Francisco, nos EUA, confirma que separar um tempo para priorizar uma atividade de relaxamento e diversão aumenta a produtividade no trabalho.
 
Desvantagens de trabalhar em casa 
 

No entanto, nem tudo são só vantagens. Como qualquer outra opção, trabalhar em casa, ou seja, de forma remota, também tem suas desvantagens. Interferência familiar dentro de casa, o perigo do vício ao trabalho e a desordem de um horário planejado são algumas das principais desvantagens. Vamos analisá-las mais de perto a seguir!
 
O perigo do vício no trabalho 
 

Trabalhar em casa muitas vezes acarreta na falta de um planejamento do horário de trabalho. Passar tempo demais trabalhando, sem uma disciplina acerca do seu tempo de descanso, acaba por si só se tornando um vício para quem não se planeja. Esse mesmo vício gera a falta de contato com a família, de práticas físicas e interações sociais. 
 

Não ter uma organização do horário de trabalho é nocivo a saúde do trabalhador. É necessário aprender a se planejar. Tirar um tempo para si mesmo e para sua família, é de extrema importância para um bom rendimento. 
 
Interferência da Família 
 

Trabalhar perto da família é uma vantagem enorme, mas o problema em questão é o excesso do contato, a partir do momento que invade o espaço do seu trabalho, se torna um dificultador. Tirar um tempo para filhos e parentes é necessário para o bem estar de qualquer pessoa em Home Office. Mas é preciso saber lidar.
 

Se, por exemplo, tem ocorrido muito barulho no ambiente em que está trabalhando, já há um empecilho na sua produção naquele momento. Saiba lidar com esses obstáculos e planejar bem o tempo para cada coisa. Sua família e até mesmo você deve entender que existe hora para cada momento. 
 
3 Dicas de como ser corretor de Home Office
 

Como toda profissão que esteja em Home Office, o corretor de imóveis também precisa ter disciplina no seu local de trabalho. 
 

Ter um planejamento bem definido do seu horário e estar bem vestido para caso haja alguma reunião online são algumas das dicas que abordaremos a seguir.
 
Planeje bem seus horários 
 

Ter um horário bem definido, inclusive para almoço, e cumprir, é crucial para uma boa organização. Um dos maiores problemas para quem trabalha em casa é estar trabalhando demais ou de menos. Este problema é motivado pela falta de um planejamento. Corretor de imóveis deve ter uma rotina organizada e saudável para ter um bom rendimento. 
 
Esteja bem vestido 
 

Estar vestido de acordo com os padrões da sua profissão é um elevador de rendimento. Necessariamente não precisa estar vestido(a) de terno e gravata, mas também não precisa estar de pijama. Vista algo que se sinta confortável, casual, mas como se fosse sair a qualquer momento. Aliás, a qualquer hora você poder ter uma reunião online. 
 
A tecnologia é sua aliada, use-a 
 

A tecnologia é sua grande companheira. Um bom corretor faz uso de um equipamento de qualidade, uma boa internet e ferramentas de facilitadoras do dia-a-dia. O uso de softwares imobiliários é um grande amigo do corretor, além de automatizar diversas atividades através de suas ferramentas, permitem que você tenha uma melhor comunicação com seu cliente. 
 

Tenha conhecimento de um bom CRM (Customer Relationship Manager), te ajudará a recolher informações das pessoas que passam pelo site da sua incorporadora. Isso permitirá o recolhimento das informações necessárias para você iniciar um atendimento certeiro. 
 
Conclusão 
 

Este artigo foi preciso no reconhecimento das vantagens e desvantagens de trabalhar e home office, entender um pouco das previsões para o mercado imobiliário e como será as novas formas de trabalho futuramente. 
 

O conjunto todo proporciona uma visão ampla das novas tendências e como o corretor deve agir perante das mudanças atuais. “O que fazer? “ e “Como fazer?” são perguntas respondidas aqui. Desde o que vestir, até as ferramentas necessárias como um bom CRM está claro e conciso. 
 

Caso tenha interesse em saber mais sobre softwares imobiliários e CRM, o Construtor de vendas é uma ótima oportunidade para te ajudar neste momento. Solicite a sua incorporadora uma demonstração.

Acessa o blog do Construtor de Vendas para mais dicas como essa!

Principais tags da Matéria
Home Office Incorporadora Dicas Planejamento
Solicite Demonstração
Solicite Demonstração